domingo, 14 de outubro de 2012

CULMINÂNCIA DO PROJETO " SE A CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO"




























A CULMINÂNCIA DO PROJETO FOI REALIZADO NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 20012 NO PÁTIO DA ESCOLA ESTER GUIMARÃES COM A PRESENÇA DA COMUNIDADE ESCOLAR: PAIS, ALUNOS CORPO DOCENTE E NÚCLEO GESTOR. FOI MOMENTO MUITO AGRADÁVEL ONDE OS ALUNOS VIVENCIARAM DE FORMA FICTÍCIA O MUNDO DOS ADULTOS. PARABÉNS TIA SUZANA E ALUNOS PELA ALEGRIA DO PROJETO! NÚCLEO GESTOR.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VISITA AO TRE - PROJETO "SE A CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO".









CONTINUAÇÃO DO PROJETO "SE A CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO".








IREMOS RETRATAR  AQUI  REGISTROS DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS DO 4º ANO  (ATRAVÉS DE FOTOS)  DO PROJETO ACIMA CITADO.

PROJETO: "SE A CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO".



 
 

Escola de Ensino Fundamental

Ester Guimarães Malveira

 

        Professora: Suzana Neijla Cavalcante Melo

       Turma: 4º Ano U

Tema: SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO

 
Limoeiro do Norte

Setembro/2012

 
 
JUSTIFICATIVA

A leitura nos coloca em sintonia com o mundo, abre horizontes para o crescimento pessoal e intelectual; molda o cidadão na medida em que o torna crítico, exigente e conhecedor de seus direitos e deveres.

Sabemos da necessidade e importância de incentivar o gosto pela leitura em nossas crianças, contribuindo assim, para sua criatividade e capacidade de imaginar situações diversas a partir da mesma.

O livro “Se criança governasse o mundo está muito próximo ao universo da criança despertando-a para o interesse da leitura, a vontade de tornar-se um bom líder, ainda que de forma descontraída, e a motivação de experimentar outras leituras.

Uma pequena mostra do que seria o reino desses pequenos governantes está neste trabalho que será desenvolvido pelos alunos do 4º Ano da Escola de Ensino Fundamental Ester Guimarães Malveira, baseado no livro acima citado, já que estamos em um momento significativo para a democracia do nosso país, que são as eleições municipais..

OBJETIVOS

ü  Despertar o prazer de ler;

ü  Incentivar o trabalho em grupo;

ü  Desenvolver o ato de cidadania no aluno;

ü  Resgatar a importância da liberdade de expressão através do voto compreendendo sua importância;

ü  Entender a importância de conhecer as propostas dos candidatos;

ü  Participar do processo de uma eleição (fictícia) a fim de conhecer  como se processa a eleição no “mundo dos adultos”.

DESENVOLVIMENTO

É importante começar a falar, desde cedo, sobre esse direito tão importante que cada brasileiro tem o direito de votar.

A partir da leitura crítica do livro “Se criança governasse o mundo” as crianças devem:

ü  Participar de debates sobre a importância do voto e de reuniões em sala para praticarem a oralidade;

ü  Assistir vídeos sobre o assunto;

ü  Encerrar o trabalho com uma simulação de eleição no pátio da escola.

ü  Visitar o Tribunal Regional Eleitoral;

ü  Conversar com o Juiz João Dantas e funcionários sobre os trabalhos realizados pelo TER;

ü  Conhecer a urna eletrônica e usá-la , simulando uma votação  para prefeito e vereador fictícios;

O trabalho será apresentado para os alunos do 2º, 3º e 5º Anos. No momento da apresentação os candidatos lançarão suas propostas com base no enredo do livro.

   

DURAÇÃO / PERÍODO

            O presente trabalho terá duração de 30 dias (mês de Setembro).

PÚBLICO-ALVO

            Participarão diretamente do desenvolvimento deste trabalho os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

RECURSOS UTILIZADOS

            Para a realização do trabalho em questão utilizaremos:

ü  O livro “Se criança governasse o mundo” de Marcelo Xavier;

ü  Um banner como a capa do livro.

ü  Data show e vídeo de crianças que já vivenciaram eleições-mirins em outros trabalhos;

ü  Bandeirinhas com a capa do livro impresso;

ü  Faixas e bandeiras com siglas dos partidos (PSI – Partido Social Infantil e PDC – Partido Democrático da Criança);

ü  Painel com fotos dos alunos que estão participando do projeto;

ü  Blusas com o tema do projeto “Se criança governasse o mundo” impresso.

 

 

 

“Nem tudo é como você quer. Nem tudo pode ser perfeito.

Pode ser fácil se você vê o mundo de outro jeito”

 

Capital Inicial