PROJETO -
2012
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, SEMPRE!
Público
Alvo: Educação Infantil
1. JUSTIFICATIVA
O projeto vem com a proposta de levar a criança a
vivenciar brincadeiras e brinquedos antigos e atuais, podendo assim conhecer e
diferenciar que no processo histórico da humanidade acontece mudanças a partir
do momento que o homem interage com o meio e o contexto histórico. É um momento
que oportunizará as crianças interagir com seus colegas e familiares e
participar da construção de brinquedos.
2. OBJETIVO
GERAL
Oportunizar a criança a reviver e construir brincadeiras
e brinquedos que caracteriza o tempo e a cultura de maneira significativa em
que os valores de cooperação, de respeito, de justiça, de solidariedade e auto
estima estejam presentes.
2.1 OBJETIVO
ESPECIFICO
Resgatar brincadeiras e brinquedos;
Incentivar a interação entre a criança e a família;
Promover o desenvolvimento psicomotor com os
movimentos do corpo;
Realizar trabalhos manuais;
Proporcionar momentos de manuseio de materiais para
a construção de brinquedos;
Interagir com outras crianças da comunidade local.
3. METODOLOGIA
Rodas de conversa para socializar com as crianças
quais as brincadeiras e brinquedos preferidos e conhecidos por eles;
Listar em um cartaz as brincadeiras e brinquedos
citados pelas as crianças;
Escolher uma das brincadeiras para brincar;
Construir textos coletivos em que as crianças possam
escrever as regras das brincadeiras realizadas e do material utilizado na
confecção dos brinquedos;
Pesquisa junto a família sobre as brincadeiras e
brinquedos de sua infância;
Realizar a leitura para as crianças do resultado da
pesquisa e fazer uma lista na sala de aula de brincadeiras e brinquedos;
Convidar os pais para participarem de um momento na
escola com as brincadeiras e brinquedos;
Pedir as crianças para desenharam às brincadeiras e
brinquedos;
Interagir esse momento com crianças da comunidade
local.
4. AVALIAÇÃO
A avaliação
por ser um processo continuo acontecerá no durante o desenvolvimento das
atividades.
SUGESTÕES
Confecção de bola de meia;
Cantigas de roda (ciranda-cirandinha, marcha
soldado e etc.);
Confecção de peteca;
Brincadeiras (camaleão, estátua, cobra-cega, amarelinha,
dança da cadeira, pique - esconde e etc.);
Confecção de pé de lata;
Confecção de pipa, cata-vento;
Dramatização de cantigas (não atire o pau no
gato, trem de Pernambuco e etc);
Exposição de bonecas e bonecos de pano;
Brincar de amarelinha, de cabra-cega;
Bola de gude;
Convidar
as mães ou pais para participar da construção de um brinquedo com seu filho e
também brincar;
A criança trazer brinquedos para a escola;
Visitar o Estádio Bandeirão;
CULMINÂNCIA
Exposição
para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
Cunha (1988) reafirma que o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento.
É um convite ao brincar, facilita e enriquece a brincadeira, proporciona a motivação.
Ele traduz o mundo real para a realidade infantil. É o alimento para a fome de conhecimento
da criança.
LIMOEIRO DO NORTE-CE
ABRIL-2012
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